O que vestir em um casamento? Dress Code para convidadas e Looks que não têm erro!

Início  |  Moda   |  Post do Blog

O que vestir em um casamento? Dress Code para convidadas e Looks que não têm erro!

Foi convidada para um casamento e não sabe o que vestir? Pode vestido preto? Pode branco? Vestido longo ou curto? Estampado ou liso? Calma! Depois de ler esse post e ver essas inspirações você não vai mais ter dúvidas quanto a isso!

Independente das mudanças no mundo da moda, as regras do dress code para convidadas são sempre as mesmas. É importante você saber ler o convite do casamento para entender como será o mesmo. O convite diz muito sobre o evento, além dos dados, o próprio design  já te informa se é algo mais chique ou despojado.

 

Dados que fazem a diferença na hora da escolher sua roupa são:

– Qual o período do evento? Manhã, tarde ou noite?

– Qual o local? Vale pesquisar no google pra ver se o local é um buffet para casamentos grandes ou uma chácara para mini weddings.

– Qual seu grau de parentesco/amizade com os noivos? Se você for próxima dos noivos certamente vai querer usar algo ainda mais especial.

Quando mais tarde, mais chic o lugar e mais próxima dos noivos você for, mais importante deverá ser seu look, mais chances de você precisar usar um vestido longo e mais bordados. O contrário também é verdade.

O que vestir em um casamento de manhã

Os casamentos de manhã costumam ser mais intimistas e pedem roupas menos espalhafatosas. Os tailleurs, vestidos curtos (sem exageros), e até mesmo saias com blusas bem elegantes são os que mais combinam. Um vestido longo florido, de um tecido menos nobre também pode cair como uma luva.

Cores: Prefira cores claras ou estampas delicadas. Mas, atenção: claro não significa branco, nem nude.

Tecidos: crepes, sedas foscas, rendas opacas, linhos e algodões.

Sapatos: sandálias, sapatilhas e escarpins.

Acessórios: o tamanho da bolsa diminui à medida que a noite chega. De qualquer forma, casamento não é lugar para bolsas grandes. Opte por uma clutch ou carteira. Jóias e acessórios são sempre bem vindos, com elegância e sem exageros pois a manhã pede maior discrição. Se você for convidada, não deve nem considerar a ideia de usar uma grinalda (acessório de cabelo).

Cabelo e Make: Opte por algo leve, assim como a manhã.

O que vestir em um casamento pela tarde

Os casamentos no período da tarde (marcado no período até as 16:00 da tarde) geralmente têm o intuito de prevalecer até a noite para a festa. Por isso, é preciso atenção: o look deve ser pensado em um casamento a noite, mas não pode ficar estranho enquanto ainda estiver dia. Uma make muito carregada para a noite, por exemplo, pode ficar pesada demais enquanto for tarde. Por isso, vai do bom senso.

Os vestidos para convidadas podem ser curtos se bem sofisticados, longuetes ou longos mais simples, sem exageros nos detalhes.

Cores: Como a festa irá até a noite, as cores podem escurecer, mas não é obrigatório. Porém, cores muito claras nesse horário já não são mais tão indicadas. O pretinho básico é bem vindo, a menos que você seja madrinha.

Tecidos: tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung…

Sapatos: sandálias, sapatilhas e escarpins.

Acessórios: Opte por carteiras ou clutches. Os brincões já podem entrar em cena, assim como demais joias.

Cabelo e make: A maquiagem e cabelo podem ser mais incrementadas, pensando em uma balada a noite, mas ainda assim com leveza para o dia.

O que vestir em um casamento à noite

Esse é o casamento em que você pode se jogar na produção. Os vestidos das convidadas podem ser curtos e bem sofisticados, com bordados e pedrarias, longuetes ou longos. É a hora dos decotes, dos bordados, das bijuterias mais vistosas. O longo, em geral, é para a turma do altar – a não ser que o casamento seja bem formal, mas ainda pode ser usado se não for tão detalhado quanto um vestido de madrinha geralmente é.

Cores: Evite cores muito claras e jamais, jamais use branco. Fora isso, todas as cores são liberadas. O pretinho nada básico sempre será uma bela opção.

Tecidos: tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung…) são os mais indicados.

Acessórios: Pode se jogar com os acessórios mais rebuscados. O casamento noturno geralmente é chique e tem balada.

Cabelo e Make: A maquiagem pode ser mais noturna, complexa e definida.

DICAS QUE VALEM PARA QUALQUER HORÁRIO

– Casamento é o evento certo para um pretinho básico, é o uniforme básico das convidadas. Preto só não vai para o altar! Então, se você for madrinha e queira usar preto talvez seja bom conversar sobre o que a noiva acha a respeito.

– A menos que você seja a noiva ou seja um pedido da própria, JAMAIS use branco!

– Vestidos longos são mais indicados para madrinhas ou casamentos bem formais. Mas vai do bom senso pra você saber diferenciar um vestido longo mais simples que pode ficar super bem em outras ocasiões.

– Se a roupa for mais simples, capriche nos acessórios para deixar o look mais sofisticado.

– Admite-se terninhos e calças compridas para convidadas, mas capriche no tecido. Seda e tafetá são as melhores escolhas. Agora, se você vai para o altar, prefira os vestidos.

A expert Gloria Khalil dá algumas dicas para você que vai a um casamento no inverno!

Para o frio:

– Seu vestido é decotado e você não abre mão? Aposte em paletozinhos de pele fake ou em boleros de tecidos preciosos como veludo, rendas, brocados ou bordados de paetês. As pashiminas e xales também resolvem o problema.

– As meias-calças mais indicadas são aquelas mais finas, com alguma transparência. As rendadas podem até ser uma opção, mas apenas se forem bem discretas. Esqueça, por exemplo, as arrastão e as de oncinha.

– Não use sapato e bolsa do mesmo tecido ou muito parecidos.

– Quebre o “conjuntinho” usando cor ou textura diferentes. Exemplo: seu vestido é preto, use-o com sandálias vermelhas e bolsinha preta de lantejoulas. Seu vestido é vermelho, prefira sandálias metalizadas e bolsinha bordada.

Madrinhas

A roupa das madrinhas não deve ser definida na adivinhação. Se você foi chamada para ser madrinha, tem abertura suficiente para perguntar para a noiva o que ela espera. É de muito bom tom fazer essa pergunta, pois o look da madrinha afeta diretamente a imagem do altar e as principais fotos.

Geralmente a madrinha usa longo e evita as cores preto e branco, a não ser que a noiva optar por uma dessas cores para todas as madrinhas.

Espero que as dicas te ajudem e qualquer dúvida pode perguntar aqui nos comentários.

Fonte: Blog Marieé

Link: https://mariee.com.br/blog/convidadas-o-que-vestir-em-casamento

 

Post Tags:
ANTERIOR

Vestidos de noiva e um conto de fadas pra chamar de seu!

FAÇA UM COMENTÁRIO

WhatsApp Chat
Enviar via Whatsapp